Essência

Somos inspirados por muitas características de abordagens pedagógicas estabelecidas como Steiner e Montessori, mas baseamos o nosso modelo educativo nos princípios dos Centros de Aprendizagem Ágil (Agile Learning Centres), onde a facilitação apoia a educação auto-dirigida. Operamos democraticamente, tendendo para tomadas de decisão por consenso.

À medida que exploramos e brincamos, ao estarmos envolvidos na co-criação deste projecto de educação natural estamos a embrenhados numa viagem orgânica e contínua, valorizando a expressão individual e a responsabilidade colectiva.

Criamos um espaço seguro para que todos os envolvidos no projecto possam ver e compreender em profundidade o que é ser um ser total e assim se desenvolver. Presenciamos. Facilitamos. Exploramos. Reflectimos e respondemos ao efeito sinergético único que emana de um determinado grupo de pessoas, grandes e pequenas, que se encontram e interagem de uma forma regular. Criamos intencionalmente uma cultura de confiança e respeito.

Exploramos notoriamente a forma como os grupos funcionam e como os objectivos são atingidos. Como? Porquê? O que funciona? O que não funcionou? Como podemos adaptar os nossos métodos para sermos mais eficazes? Valorizamos o processo, apoiamo-lo e procuramos métodos livres de dogmas e preconceito. Possuímos, na Folha Verde, confiança nos processos naturais da vida.

Utilizamos as ferramentas dos Centros de Aprendizagem Ágil para apoiar o desenvolvimento de crianças felizes em adultos equilibrados, determinados e seguros. Reconhecemos que estamos envolvidos num processo de co-educação entre adultos e crianças e que isto acontece naturalmente de uma forma espontânea, criativa e organizada.

No nosso trabalho como facilitadores valorizamos os princípios básicos da pedagogia ‘holística’ que se propõe agrupar diversas perspectivas num projecto que deseja compreender a totalidade da pessoa humana e define como o seu próprio objectivo esculpir uma profunda reverência pela vida e pela paixão da aprendizagem (Miller;Ron 1997)